Instituto Qair promove exposição de arte com Sérgio Helle
Exposição 'Mar Ancestral A Vida e Seu Tempo' é o primeiro projeto do Instituto Qair junto ao embaixador das Artes e da Cultura da Qair Brasil, Sérgio Helle.
O embaixador das Artes e da Cultura da Qair Brasil, o artista visual SÉRGIO HELLE, lançou dia 17 de novembro a exposição "MAR ANCESTRAL A VIDA E SEU TEMPO", um projeto suportado pelo nosso Instituto Qair e que nos leva em uma viagem incrível pelos sítios arqueológicos do Cariri cearense, em um projeto sensível, complexa e de extraordinária beleza.
O Instituto Qair é uma iniciativa da Qair Brasil, subsidiária brasileira do grupo Qair International, de origem francesa, com mais de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis, e foi pensado como um veículo centralizador para a realização de ações sócio sustentáveis do grupo no Brasil. O Instituto tem Sérgio Helle, como seu Embaixador das Artes e da Cultura. Além dele também, presta apoio em patrocínio a atletas, eventos e outras instituições filantrópicas.
Sérgio Helle é um artista visual que desenvolve um trabalho mesclando as mais novas ferramentas digitais com técnicas de desenho e pintura. Com 34 anos de carreira, foi um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Com a gravura Paixão, ganhou o Prêmio Gravura, do Salão de Abril, e com esse trabalho, o artista foi convidado para participar da III Bienal do Mercosul.
Seu mais recente trabalho é o projeto Mar Ancestral, suportado pelo Instituto Qair, que utiliza o sertão que já foi mar como inspiração, mais especificamente a região do Cariri, onde acredita-se haver uma experiência ancestral de mar, como uma documentação viva sobre a vida na Terra. Na exposição, os visitantes poderão ver através das telas, um mar de fósseis, resultado de sedimentações que atravessam eras e chegam até nós, hoje em forma de arte pelas mãos de Sérgio Helle.
“Já há alguns anos, com a Série Paradisus e Resurgentis, venho falando sobre a natureza e seus ciclos de vida e morte. MAR ANCESTRAL fala das minhas raízes. Nasci no Crato e vim para Fortaleza ainda criança. Esse trabalho é inspirado na região que abriga uma imensa diversidade de registros de vida e conta a história de milhões de anos de um lugar que um dia já foi mar”, relata o artista.
Gustavo Silva, Diretor de Operações da Qair Brasil e diretor do Instituto Qair, conta com entusiasmo sobre o projeto. “Para nós é uma grande honra promover eventos como esse, de valorização da cultura local e o incentivo à arte. Queremos que a exposição Mar Ancestral seja uma porta aberta para apreciação da cultura local e suas belezas, trazendo um despertar para a arte. Por isso a exposição é aberta ao público”.
EXPOSIÇÃO: MAR ANCESTRAL A VIDA E SEU TEMPO
Aberta ao público (novembro, dezembro 2022 / janeiro 2023)
Horários para visitação: Terça à sexta das 12h às 20h; Sábado das 10h às 13h.
Local: Galeria Leonardo Leal - Rua Visconde de Mauá, 1515, Aldeota.
Mais informações: Instagram @qairbrasil @sergiohelle @galerialeonardoleal








